tag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post2522445078387145826..comments2023-06-14T17:06:52.453-07:00Comments on DIÁLOGOS ANTROPOLÓGICOS: Resenha do texto “A Ideologia como Sistema Cultural”Frank Marconhttp://www.blogger.com/profile/04227040549605321992noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-23914987245077620122015-10-02T17:29:34.724-07:002015-10-02T17:29:34.724-07:00Caro Diogo e Felipe, suas observações sintetizam b...Caro Diogo e Felipe, suas observações sintetizam bem o texto “Ideologia como Sistema Cultural”. Valeu pela excelente síntese de vocês. Suas posições críticas nos brindam com um bom guia para os prezados colegas se nortearem na leitura.<br />Penso muito próximo ao Felipe, quando diz que essa discussão vai além das ciências sociais. Mas o Geertz é bastante pontual na sua crítica sobre as ideologias. Contudo, sempre que leio esse texto do Geertz me remete a terceira geração dos Annales, especificamente a crítica sobre o uso excessivo de teorias ao invés da análise sistemática das fontes, a busca por explicações generalizantes e estruturais ao invés de estudos pontuais (micro) e a análise particular sobre os universos distintos de cultura (a superestrutura). Essa crítica também é possível ler nos escritos de Foucault e Certeau, entre outros, que de forma nada simplista aparecem no mundo acadêmico e tornam-se referência para discutir uma série e temáticas, tanto de forma teórica como metodológica. <br />O final dos anos sessenta e setenta do século XX foi rico no sentido da quebra de alguns paradigmas acadêmicos que eram vistos como modelos explicativos do universo de forma generalizante – a tradição sociológica francesa durkheimiana e o estruturalismo de Strauss; a tradição britânica do materialismo histórico até a influência do pensamento de Max Weber, Simmel, entre outros. Acredito que é importante essa percepção no sentido de entender como a “obra” de Geertz é importante para pensar a sociedade e a vida humana – as questões socioculturais através de outros prismas mais pontuais, como a cultura, o universo mental dos sujeitos – agora a partir do próprio sujeito.<br />Também é interessante pensar como ao longo da história o discurso acadêmico foi transformado em ferramenta de manipulação das massas, grupos etc... no caso explicito do marxismo, pois é mais corriqueiro nos depararmos com tal. Ou seja, totalmente ideológico. Nesse sentido, não precisamos ir longe, é só acompanhar algumas postagens de notáveis nomes das ciências sociais no “face”. Isso é apenas uma provocação... Nesse sentido, o texto nos brinda com algumas narrativas interessantes para pensar sobre tal. <br />Estou totalmente aberto ao debate...<br /> <br /> <br />Mateus Netohttps://www.blogger.com/profile/05640414964582595835noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-28009683263841218902015-10-02T15:50:32.437-07:002015-10-02T15:50:32.437-07:00Caros colegas,
discussão muito interessante, part...Caros colegas,<br /><br />discussão muito interessante, particularmente por se tratar de um tema compartilhado por diversas disciplinas e áreas para além da Antropologia, como a Filosofia, as Letras, a Sociologia e a Ciência Política (até mesmo, a princípio, entre ciências naturais como a Biologia e a Física). Embora considere que a premissa de Geertz seja bastante delicada (pela distinção meramente factual entre dimensões da crença científica enquanto diagnóstica e da atitude ideológica enquanto inerentemente político-apologética), acredito que sua discussão e seu ponto de vista continua atual e necessário principalmente em função de uma hipótese que se confirma de maneira quase profética nas décadas seguintes dentro do campo antropológico: a segurança metodológica e a eficácia técnica da "textualização" interpretativa do objeto antropológico colocada pelo autor como alternativa metodológica viável, a compreensão da cultura como texto, do fazimento de si como inerente ao processo de construção das interpretações individuais (e coletivas) dos sistemas de pensamento. Aliás, uma tese forte da "Interpretação das Culturas", que irá pressupor a prática da etnografia como a análise de um discurso social que se recria constantemente através de significantes e comportamentos, símbolos e discursos. <br /><br />Parabéns pelo texto, creio que a polêmica persiste, ainda que para além das ciências sociais. Felipe Araujohttps://www.blogger.com/profile/10920977604140068279noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-964781139865263236.post-69367615457266093642015-09-29T11:54:40.973-07:002015-09-29T11:54:40.973-07:00Prezado Mateus, parabéns pela resenha. Mais uma ve...Prezado Mateus, parabéns pela resenha. Mais uma vez Geertz nos apresenta uma reflexão instigante acerca dos problemas teórico-metodológicos das ciências sociais. Ele nos fala, a partir de Mannheim, sobre as dificuldades que os cientistas sociais têm em elaborar uma "concepção não-avaliativa da ideologia", ou seja, das dificuldades em distinguir "juízos de fato" (o que a realidade é) dos "juízos de valor" (o que a realidade deveria ser), a objetividade da subjetividade no momento em que se desenvolve analiticamente dado objeto de pesquisa, como, de maneira análoga, nos alertava Weber. Concordo que é muito difícil para nós pesquisadores nos distanciarmos da ideologia durante a prática científica.Daí a tendência a rotularmos determinado fenômeno, objeto de nossas pesquisas, através de termos como "positivo" ou "negativo", "selvagem" ou "refinado", "progressista" ou "conservador" etc. Porém, o próprio Geertz (2011, p.133)admite a possibilidade de o estudioso adotar, de forma não contraditória,uma postura ao mesmo tempo crítica (científica) e apologética (ideológica), enfatizando que isso seria o sinal de um certo nível de sofisticação intelectual. Dessa forma, penso que esse grau de sofisticação intelectual, necessário para a utilização não contraditória da objetividade e da subjetividade, deva resultar de uma vasta experiência na realização de pesquisas na seara das ciências sociais, o que exige um grande investimento em tempo e em reflexão analítica. Abraço e até breve!Diogo Monteirohttps://www.blogger.com/profile/12798472040406430920noreply@blogger.com