Franklin Timóteo
Jefferson Dantas
Texto
que nasce como contribuição aso estudos sobre os meios de comunicação massivos
e os impactos deste na sociedade e nos indivíduos. A contribuição maior do
autor está na ideia de circularidade das informações emitidas, não apenas o
emissor é produtor de sentido, mas também os leitores são entendidos como
instâncias de produção de sentido/signos, visto que, reinterpretam, assimilam e
decodificam as mensagens previamente codificadas de diversos modos e nuances.
Deste
modo, Stuart Hall rompe como esquemas interpretativos de ordem behaviorista ou
funcionalista ainda fortes até a década de 1970, afinal estes modelos
heurísticos fornecem um verdadeiro ode ao emissor e os receptores, por conseguinte, é uma espécie de corpo, ou melhor, de alvo dos
primeiros, ele critica ainda a linearidade e a unidirecionalidade dos modelos
explicativos supracitados.
Para
Stuart Hall a produção não é um processo ( atividade) muito transparente como
pensavam os modelos anteriores de pesquisa, tampouco seria o momento mais
importante, tanto a emissão quanto a recepção são instâncias geradoras de
sentido e ambas enquanto práticas sociais estão submetidas à intempéries,
constrangimentos e dramas comuns a qualquer dinâmica social.
Assim
o autor nos sugere entender o fenômeno midiático como algo multirreferencial,
pois os sentidos são são distintos a
partir da leitura que o indivíduo/ leitor faz daquela informação, cada
pessoa ou grupo tem sua bagagem cultural, um repertório que propicia uma visão
acerca do mundo e dos objetos, daí o surgimento de uma tradução daquele
princípio “original” da emissão. Essa perspectiva desierarquiza a produção, que
fora entendido como um momento mais importante, para Hall tanto a emissão
quanto a recepção são momentos de realização de sentidos, afinal a
produção/consumo dos bens midiáticos compõem
um processo mútuo de implicações e de determinação, são cotidiana e
paulatinamente afetados pela circualaridade da prática comunicativa, os signos
fazem uma espécie de dança circular, uma ciranda de sentidos acioanda a partir
de cada membro da roda.
Hall
ainda alerta para as situações onde as informações codificadas buscam se
misturar ou se confundir com signos já consagrados pela cultura hegemônica, a
fim também de se perpetuar. Isto evidencia uma preocupação com as noções de
cultura popular, pois para ele a cultura popular é uma espécie de campo de
batalha pelo direito de imprimir um sistema de representação que classifica
tudo e todos, trata-se de uma disputa pelo direito de administrar o público, de
reger a dinâmica de circulação dos bens culturais – este é o momento em que se
trava a política de significação, uma verdadeira luta no campo discursivo.
Um comentário:
Additionally, for American roulette, might be} the five-number wager which covers “0,00,1,2,3” and pays 6-to-1, and the row 00 wager which covers 0 and 00 that pays 17-to-1. We do not intervene with https://casino.edu.kg/%EC%A0%95%EC%B9%B4%EC%A7%80%EB%85%B8.html video games in any method, shape or type. Events in our video games proceed to happen on a very random basis.
Postar um comentário