A II Semana de Antropologia da UFS,
durante os quatro dias do evento, irá contar com a 1ª edição da Mostra Elas Por Trás das Câmeras, em parceria
com o Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas – GERTs.
Em 2016, foram lançados 142
longas-metragens no circuito comercial do país e apenas 19,7% das produções
contaram com mulheres na direção. Se olharmos para a intersecção com raça, o
número é ainda mais alarmante: apenas duas mulheres negras assinaram a direção
de um filme lançado comercialmente na história do cinema brasileiro: Adélia
Sampaio (Amor Maldito, 1984) e Camila de Moraes (O Caso do Homem Errado, 2017).
As demais funções técnicas também
são ambientes dominados por homens brancos, com especial atenção à fotografia.
Segundo pesquisa de Nina Tedesco (2016), apenas 4% dos longas brasileiros de
ficção lançados entre 1984 e 2014 foram fotografados por mulheres.
Ao compreender que o primeiro
passo para mudar esse cenário é discutir sobre o tema, a Mostra Ela por Trás
das Câmeras busca se unir aos diversos esforços que estão sendo realizados por
todo o país e visibilizar produções audiovisuais contemporâneas que contam com
mulheres na direção, além de outros departamentos, como fotografia, arte,
montagem e som.
A programação da mostra irá exibir curtas-metragens – um formato
que possibilita mais pluralidade de vozes – dirigidos por mulheres, grande
parte sobre e com personagens mulheres de distintas realidades, além de realizar debates sobre a temática
após as projeções.
Coordenação e
curadoria: Danielle de Noronha e Frank Marcon
Comissão Organizadora: Danielle de Noronha, Élida Braga, Erna Barros, Frank Marcon e Raissa Freitas
Arte: Erna Barros
Local: Auditório DCS
Comissão Organizadora: Danielle de Noronha, Élida Braga, Erna Barros, Frank Marcon e Raissa Freitas
Arte: Erna Barros
Local: Auditório DCS
PROGRAMAÇÃO*:
Dia 27 de novembro | 15h
A produção no âmbito do curso de audiovisual da UFS
Riots in Brazil – Liss Belfort e Lilian Oliveira | SE (6’12’’)
Cenas para Paganini – Luna Safira | SE (13'34")
O corpo é meu – Luciana Oliveira | SE (24’)
O corpo é meu – Luciana Oliveira | SE (24’)
+ Debate com as realizadoras e com a professora Maira
Ezequiel (DCOS/UFS)
Dia 28 de novembro | 15h
Mulheres negras no audiovisual
Mulheres negras no audiovisual
Rainha – Sabrina
Fidalgo | RJ
(30’)
Peripatético – Jéssica Queiroz | SP (15’)
Peripatético – Jéssica Queiroz | SP (15’)
+ Debate com a presença de Laila Oliveira, Raissa
Freitas (GERTs/UFS) e Jéssica Queiroz
Dia 29 de novembro | 15h
Mulheres e cinematografia
A passagem do Cometa –
Juliana Rojas | SP (21’)
Sentido – Nina Tedesco e Pedro Curi | RJ (18’)
Sentido – Nina Tedesco e Pedro Curi | RJ (18’)
+ Debate com a presença de Danielle
de Noronha (GERTs/UFS), Damyler Cunha (DCOS/UFS) e Nina Tedesco (CINEVI/UFF)
Dia 30 de novembro | 10h
O audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo
O audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo
Fervendo – Camila
Gregório | BA
(16’)
Simbiose – Júlia Morim | PE (19’)
Uma cidade muda não muda – Erna Barros | SE (19’)
Simbiose – Júlia Morim | PE (19’)
Uma cidade muda não muda – Erna Barros | SE (19’)
+ Debate com a presença de Erna
Barros (GERTs/UFS), Júlia Morim e Yanara Galvão (PPGCINE/UFS).
Clique aqui e conheça as sinopses e fichas técnicas dos filmes.
*(programação sujeita a alteração)
Um comentário:
And it isn’t simply what is being stated in advertisements, however who is saying it. Fans have noticed a direct rise 코인카지노 in the number of players signing deals with sportsbooks. The backdrop of Pete Rose and the MLB — the irony that in 1989 the league banned the all-time hits leader from the sport and Hall of Fame for betting on baseball — has been famous by many. In distinction, BetMGM, FanDuel and DraftKings have spent over $160 million on campaigns in help of Proposition 27, which might legalize cellular sports betting in the state. In the 4 years that adopted, sports betting turned legal and live in 31 states. Five extra states have voted to legalize sports betting, but the law has but to take statewide impact.
Postar um comentário