sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Diálogos com os Estudos Culturais: Representações, Identidades e Poder


O livro Diálogos com os Estudos Culturais: Representações e Poder, organizado por Danielle Parfentieff de Noronha e Frank Marcon, conta com trabalhos realizados no âmbito do Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas – GERTs (CNPq/UFS), criado em 2006.

Todos os artigos apresentados dialogam com o Cultural Studies (Estudos Culturais), marco teórico-metodológico presente em muitas das pesquisas – de graduação, mestrado e doutorado – que foram e são realizadas por participantes do grupo. O leque de textos reunidos no livro aponta para a versatilidade desse campo de estudos, visibilizando a produção de pesquisadores e pesquisadoras que trabalham no marco dos Estudos Culturais latino-americanos ou, mais especificamente, brasileiros, bem como sua importância como ferramenta epistemológica. 

Através das pesquisas percebemos que se trata de uma área do conhecimento que ainda tem muito para aportar quando os temas de pesquisa buscam olhar para problemáticas relacionadas à cultura. O livro é dividido em três partes correlacionadas: Cidades, Juventudes e Estilos de Vidas; Políticas, Memórias e Representações e Gênero, Corpo e Poder. 

O livro finaliza com um posfácio que discorre sobre as contribuições teóricas do Centre for Contemporary Cultural Studies, de Birmingham, Inglaterra, procurando problematizar sobre a importância do enfoque transdisciplinar, os ganhos e percalços na utilização de múltiplas metodologias, bem como sobre como tal abordagem tem sido significativamente revista.

Diálogos com os Estudos Culturais: Representações e Poder pode ser consultado aqui e está disponível para download no site da Editora da UFS.


Nenhum comentário: