terça-feira, 27 de abril de 2021

JUVENTUDES E PANDEMIA DO COVID-19

 REFLEXÕES DO GRUPO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES NO SEMESTRE 2020.2


 Anatil Maux de Souza

João Víctor Pinto Santana

Mateus Antonio de Almeida Neto 


Em meio a uma pandemia viral de contágio por vias de transmissão aérea, o Brasil passa, no ano de 2021, pelo décimo terceiro mês de calamidade sanitária em toda a sua extensão territorial. A generalização não é universalizadora aqui. É o próprio caos que se dissemina em variantes num embate cuja resistência consiste em apontar para a vacina como solução. A experiência no Sudeste brasileiro é diferente da experiência no Nordeste, que É diferente nos contextos de classes médias e nos contextos baixa-renda e zonas periféricas.

Neste momento atual – mesmo com todos os decretos dos governos estaduais/municipais e o empenho para conter a pandemia, tanto através de auxílios, lockdown, hospitais de campanha e da corrida europeia e asiática para a confecção de uma vacina eficaz – o Brasil apresenta o maior número de casos e mortes durante toda a pandemia.

Não restam dúvidas, portanto, que é preciso olhar para o que se tem como ideal utópico da quarentena e o que efetivamente é possível realizar dela em termos práticos e distópicos. A pandemia é um acometimento global, mas não é um fenômeno universal.

Os dados mundiais, relacionados ao ranking de vítimas da covid-19, demonstram que o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos da América - que em janeiro de 2021 elegeu o democrata Joe Biden como novo presidente (o que pode ser traduzido como uma grande insatisfação do povo norte-americano com a política do republicano Donald Trump). O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, era totalmente afinado com a política de Trump, um tipo de neoliberalismo com características nacionalista e conservadora. Esta realidade pode demonstrar que as esferas políticas do Brasil não se afinaram de forma objetiva para conter o avanço da Covid-19.

Paralelamente, no Brasil, fatos jurídicos e sociais (decisões judiciais; escândalos de corrupção; requerimentos de impeachment, protestos, panelaços, negacionismos etc...) reacendem as chamas da polarização político-partidária (delimitada, basicamente, entre esquerda/direita), que em nada contribuem para um direcionamento efetivo da crise humanitária e sanitária que envolve a realidade brasileira, que já possui variantes específicas do covid-19. 

Enquanto a pandemia do covid-19 exacerba e revela cenários problemáticos de uma trajetória nacional nos níveis estruturais verticais (política nacional ou política “global”) e horizontais (grupos de risco e populações vulneráveis), o isolamento social se torna um privilégio para populações com empregos estáveis e para quem tenha uma seguridade e que garanta o regime de emprego sem afetar a subsistência.

A juventude assume um protagonismo social e moral em toda essa discussão, visto que, por um lado, se apresenta como o principal grupo social etário responsável por amenizar/evitar um colapso financeiro/econômico no país em um futuro próximo, entretanto, por outro lado, os jovens assumem uma excessiva responsabilização pela transmissão do coronavírus, pelo fato de não terem condições de parar as suas atividades laborais (é o caso, por exemplo, dos trabalhadorxs em serviço de delivery) e/ou, eventualmente, estarem buscando manter seus espaços de sociabilidade como forma de resistência.

Ao que parece, a discussão da juventude como “problema” volta à tona nas ciências sociais. Desta vez, com uma roupagem diferente, pois a juventude passa a ser compreendida, ao mesmo tempo, como “salvadora” e/ou “vilã” da pandemia no Brasil.

Assim, nota-se que os jovens têm se articulado pelas redes sociais, divulgando festas e encontros movidos à música, dança, bebidas e drogas em geral. Estes momentos fortuitos, para esta população, são formas de dinamizar o lazer maquinofaturado, trabalho e renda diante dos impactos causados pela Covid-19, ao mesmo tempo em que negligenciam os impactos causados pela pandemia.

Dentro desse contexto de instabilidade e insegurança sanitária-político-social, os jovens, diante da denominada “segunda onda” da Covid-19, têm sido descritos pelas mídias e os profissionais da área da saúde como um dos principais vetores de infecção e da propagação do vírus neste momento.

Entendemos por “juventudes” um recorte geracional complexo, que vai desde aqueles indivíduos nascidos pós-queda do Muro de Berlim (1989), que vivenciaram a emergência das transformações tecnológicas do modelo analógico para o digital, como os que são considerados nativos da revolução digital, imersos numa cultura de trocas, trabalho e socializações diante das redes sociais digitais. As juventudes do tempo presente podem ser consideradas herdeiras de uma cultura de consumo e estética correlacionada a uma dinâmica do capitalismo de “rede de fluxos”, que tem demonstrado uma necessidade crescente por reformas trabalhistas, que paulatinamente tem precarizado as formas de autonomia desta população, principalmente das classes baixas, que associam o tempo da juventude entre a escolarização, o trabalho, o lazer e a constituição de família.

No contexto atual, o uso de aparelhagem tecnológica, a exemplo de computadores, notebooks, tabletes e celulares modelos smartphones conectados a internet, tem contribuído e fissurado os bloqueios da indústria cultura e do espetáculo, dinamizando toda uma cultura e estética que, provavelmente, até o final do século passado, eram restritas a determinado territórios, a exemplo de uma cultura que emergia e circulava apenas em contextos vistos como periféricos, que passou a se movimentar por outros lugares, a exemplo de espaços considerados mais elitizados. São as novas “agências estetizadas”, um fenômeno que tem impactado indústria burguesa que se apropria da estética como meio de produção e formam estilos de vida e nichos de mercado em escala transnacional. Portanto, é crucial refletir sobre as “juventudes” e a noção de “agências estetizadas” no cenário de pandemia no Brasil.

Nesta toada, as universidades brasileiras assumem o papel social de resistência e reforçam a função das infraestruturas que funcionam como produtoras de ciência e de conhecimento, e atuam no âmbito da formação de recursos humanos. Afinal, a quem serve o aparato das técnicas nos avanços tecnológicos e científicos? De fato, atualmente não estão no Ministério da Saúde, nem muito menos inseridos em reflexões e embasamentos de políticas públicas. Diante dessas condições estruturais, existe uma experiência distinta dos indivíduos nas suas experiências de vida em relação ao pertencimento desse projeto de saúde coletiva. Universitários docentes e discentes com o isolamento social ficaram impossibilitados (fisicamente) de ocuparem as salas de aula de fato, assim como também muitas pesquisas se viram estagnadas diante desses agravantes. O fazer científico assumiu outras formas e passa a existir (e resistir!) na modalidade remota.

Exatamente dentro desse contexto que o “Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas” (GERTS), através do Grupo de Trabalho intitulado: “Juventudes”, sob a supervisão de Prof. Dr. Frank Marcon, no ano de 2020, entre os meses de Agosto e Dezembro, realizou atividades mensais, por meio de encontros remotos através do aplicativo googlemeet, com o intuito de manter em circulação o conhecimento acerca da temática “juventudes” como uma faixa-etária geracional interessante para pensar processos históricos no país, especialmente no atual contexto de pandemia do covid-19.

As sessões contaram com a presença de pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades brasileiras (a exemplo da: Unb, UFAL, UFRN e UFS), em diferentes níveis (doutores; doutorandxs; mestres e mestrandxs; graduadxs e graduandxs) e foram divididas entre debates e compartilhamentos teóricos sobre os textos e troca de experiências dos pesquisadorxs durante o contexto da pandemia. Os encontros do grupo de estudos foram divididos em quatro sessões temáticas, que trataram de: (a) práticas e representações juvenis em suas nuances desde corporeidades e estetizações à formas de comunicar; (b) geração propriamente dita na literatura clássica da sociologia da juventude; (c) a temática da precariedade na construção de ser e estar nas relações e, por fim, (d) a discussão sobre juventudes e políticas públicas com o enfoque na modulação teórica das relações das juventudes com o sistema democrático e os modelos convencionais de participação política que inscreve alguns fatores que são melhores entendidos quando olhamos para as gerações de juventudes em termos comparativos em meio a seu meio sócio político vigente a época.

Ao debatermos sobre o tema “Práticas e representações juvenis”, analisamos as agências estetizadas que se verificam nas novas formas de protagonismo juvenil, como é o caso dos ativismos e protestos sociais que partem de um processo de socialização no universo digital. Portanto, entendemos como as formas de acionamento, estetização, mobilização, sentidos de resistência e reivindicação se tornam essenciais nesse contexto. A grande questão que se levanta dessa discussão parece ser a seguinte: e no contexto de pandemia, onde o isolamento social é a melhor medida de prevenção ao contágio, como é possível analisar este fenômeno? Formas de protagonismo virtual também foram discutidas e problematizadas.

Considerando a necessidade de compreender o conceito de geração nas teorias sobre juventudes, bem como debater sobre o problema da juventude na sociedade moderna, a sessão 2, sob o  título: “Geração nas teorias sobre juventudes”, partiu da premissa de que é necessário um aprofundamento acerca da teorização sobre os estudos geracionais na sociologia das juventudes.

Na sessão 3, tendo o objetivo de refletir sobre as diversas formas de precarização, nas esferas: simbólica, econômica e social, que envolvem a juventude contemporânea foi fundamental dimensionar as facetas do fenômeno social denominado de: “juvenicídio moral”, bem como suas causas e efeitos na realidade prática e no estilo de vida dos jovens. Nesse sentido, percebe-se que a juventude vem se tornando a categoria social que arcará com o ônus (não somente econômico, mas também social, político e ideológico) oriundo da pandemia do coronavírus e das omissões dos representantes institucionais para combate deste vírus.

E, por fim, tendo como premissa o entendimento de que a relação entre juventude e políticas públicas é um pilar fundamental na compreensão sociológica das juventudes, a sessão 4 visou debater sobre as concepções sociológicas de juventude com a perspectiva de problematizar o alcance e efetividade de políticas de/para/com a(s) juventude(s), assim como a questionar a visão “romantizada” e, ao mesmo tempo, pejorativa, da relação entre juventude e política. Nesse sentido, temas como: a (in)efetividade da Lei Aldir Blanc; e operacionalização do auxílio emergencial foram trazidos à baila nas discussões.

*Este breve texto faz parte de um conjunto de reflexões do Grupo de Estudos de Juventudes durante o semestre letivo de 2020.2. Desde já, agradecemos o espaço de interlocução que foi criado entre os pesquisadores participantes e, aproveitando a oportunidade, registramos a nossa expectativa de que este debate tenha continuidade nos próximos semestres, motivo pelo qual, em breve, estaremos divulgando um novo cronograma de atividades para o semestre de 2021.1. Contamos com a sua participação e colaboração!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 AUGUSTO, Nuno Miguel. A juventude e a(s) política(s): Desinstitucionalização e individualização. Revista Crítica de Ciências Sociais, 81, 2012, Disponível em: <http://journals.openedition.org/rccs/658>.

 CLARKE, John. Estilo. In: HALL, Stuart; Jefferson , Tony (Eds.). Rituales de resistencia: subcultruas juveniles en la Gran Bretaña de postguerra. Primeira edición de Traficantes de Sueños. Traducción: A. Nicolás Miranda; Rodrigo O. Ottonello; Fernando Palazzolo. Madrid: Gráfica Lizara, 2014. pp. 271-291. 

 

FEIXA, Carles; LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. In: Revista Sociedade e Estadovolume 25, número 2 Maio / Agosto, 2010.  


GROPPO, L. A. Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude. Desidades: Revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude, Rio de Janeiro, N. 14. ano 5. Mar. 2017. Disponivel em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/9574>. Acesso em: 15 Jun 2018.


MANNHEIM, Karl. O problema da juventude na sociedade moderna. In: Org. BRITO de, Sulamita. Sociologia da juventude, 1: da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.  

 

MARCON, F. Agências Estetizadas, Geração Digital, Ativismos e Protestos no Brasil. In: PONTO URBE, v. 23, p. 1-19, 2018. 

 

MARCON, F. Juventudes, precariedades e estetização: mobilidades, formas de trabalho e estilos de vida. In: MARCON, F.; NORONHA, D. P. D. Juventudes & Movimentos. Aracaju: Criação, 2018. p. 335-353

 

STRECKER, T.; BALLESTÉ, E.; FEIXA, C. El juvenicídio moral en España: antecedentes del concepto causas y efectos. In: CABASÉS, M. À.; PARDELL, A.; FEIXA, C. Jóvenes, trabajo y futuro. Valencia: Tirant Lo Blanch, 2018. p. 430-460.

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