sexta-feira, 1 de junho de 2012

Resenha


APPADURAI, Arjun. Etnopaisagens globais: notas e perguntas para uma antropologia transnacional. In: Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 2004, p. 71-93.

HALL, Stuart. Para Allon White: metáforas de transformação. In: Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: EdUFMG/Humanitas, 2003, p. 205-228.

Lucas Santos Passos
Sérgio da Silva Santos

APPADURAI apresenta em seu trabalho uma discussão em torno de uma noção da etnopaisagem, que ele define como uma forma de construir uma ideia de não homogeneidade da identidade. O autor remete à perspectiva de uma indeterminação quando se trata de identidade, principalmente por não se construir de forma redomada e simples. Sua ideia passa por uma discussão importante para a produção nas ciências sociais na contemporaneidade, buscando uma reinterpretação nas análises sociais e resignificação dos termos produzidos por uma teoria social herdada do ocidente. Assim, propõe uma critica ao determinismo de algumas correntes teóricas como o funcionalismo e o estruturalismo.
A crítica ao funcionalismo presume sua ideia fundamental de organicidade das relações sociais, que determina o lugar e a função dos indivíduos num sistema. Esse pensamento influenciou muito as produções da antropologia e da sociologia, e que sem certo sentido, ainda influenciam muitas das produções contemporâneas. A crítica ao estruturalismo remete a ideia de determinação de termos, sendo o marxismo o mais importante lócus de produção. Termos como classes sociais, modo de produção, estão sempre em consonância com uma ideia de estrutura, com um momento de estruturação e de classificação das relações sociais. E que emerge também na contemporaneidade.
Nesse sentido, APPADURAI propõe a saída desse modelo de pensamento, e propõe um caminho de indeterminação, de reinterpretação e de resignificação. Para construir um modelo de produção etnográfico que permita uma analise no sentido de deslocamento do específico e do particular. Sendo assim, o autor se coloca diante do problema ao incitar uma discussão interessante ao momento atual da produção sociológica e antropológica, permitindo-se aumentar o universo de análise a partir da observação dos fenômenos da desterritorização.
Para APPADURAI, esse fenômeno indetermina a identidades, criam formas de representação a partir do mecanismo da imaginação. A partir dessa ideia, o autor afirma que os termos da negociação entre vidas imaginárias e mundos desterritorializados são complexos e por certo não podem ser captados somente pelas estratégias de localização da etnografia tradicional. Assim, o que uma nova espécie de etnografia pode fazer é captar os impactos da desterritorização sobre os recursos imaginativos das experiências locais vividas. Ou seja, a questão central da etnografia agora é a seguinte: qual a natureza localidade como experiência vivida num mundo globalizado, desterritorializado?
APPADURAI mostra que o princípio de indeterminação, somado com as novas perspectivas contemporâneas de vida social, onde a desterritorialização e o imaginário ou, como ele mesmo afirma, a fantasia como pratica social, não devem ser entendidos pelos etnógrafos de forma contentar-se com a percepção “falsa” do local. Devem-se sim entender os deslocamentos ocorridos no intuito de não conceber a identidade como algo genérico.
Já HALL nos traz em seu texto uma discussão levantada por Allon White e Peter Stallybrass no livro “A política e a poesia da transgressão”. A ideia discutida aqui é desdobramento da teoria cultural que ocorria nos domínios dos estudos que aparentemente se mostravam incompatíveis. Nesse sentido, esclarece-se que a discussão de maior importância dentro do contexto dos dois autores é a “natureza contraditória das hierarquias simbólicas”. Hall discorre sobre a perspectiva de que o baixo não é mais a imagem refletida do alto. Assim, esse processo de transformação permite que haja uma aproximação com os estudos culturais.
Desta forma, é possível afirmar que HALL interpreta o texto de Allon White e Peter Stallybrass a partir de um posicionamento próximo ao dos Estudos Culturais. Assim, possibilita a aproximação dos autores com seu pensamento. Hall identifica uma transgressão à estabilidade do ordenamento cultural de alto e baixo a partir dos conceitos de ambivalência, hibridismo e interdependência.
Os textos apresentam uma proximidade teórica importante quando ambas pretendem desenvolver uma possibilidade de desconstrução de ideias, a partir de uma criação ou significação. A valorização do imaginário permite uma abordagem crítica da racionalidade, e permite um pensamento voltado para um sujeito essencializado pela forte tendência a criação, ou mesmo a construção de uma realidade a partir desta.

Nenhum comentário: