terça-feira, 15 de setembro de 2020

ESTUDOS SOBRE JUVENTUDES

 



GRUPO DE TRABALHO SOBRE JUVENTUDES

 

Supervisão: Dr. Frank Nilton Marcon.

 

 

Coordenação:

Msc. Mateus Antonio de Almeida Neto

Msc. João Víctor Pinto Santana

 

 

Sessão 1: Considerando a clássica teoria sobre os estudos subculturais, a sessão 1 (intitulada: “Práticas e representações juvenis”) visa debater sobre as agências estetizadas que se verificam nas novas formas de protagonismo juvenil, como é o caso dos ativismos e protestos sociais que partem de um processo de socialização no universo digital. Portanto, entender as formas de acionamento, estetização, mobilização, sentidos de resistência e reivindicação se tornam essenciais nesse contexto.

 

Sessão 2: Buscando compreender o conceito de geração nas teorias sobre juventudes, bem como debater sobre o problema da juventude na sociedade moderna, a sessão 2 (sob o título: “Geração nas teorias sobre juventudes”) parte da premissa de que é necessário um aprofundamento acerca da teorização sobre os estudos geracionais na sociologia das juventudes.

 

Sessão 3: Tendo o objetivo de refletir sobre as diversas formas de precarização, nas esferas: simbólica, econômica e social, que envolvem a juventude contemporânea é importante dimensionar as facetas do fenômeno social denominado de: “juvenicídio moral”, bem como suas causas e efeitos na realidade prática e no estilo de vida dos jovens. 

Sessão 4: Sabe-se que a relação entre juventude e políticas públicas é um pilar fundamental na compreensão sociológica das juventudes. Por este motivo, a sessão 4 visa debater sobre as concepções sociológicas de juventude com a perspectiva de problematizar o alcance e efetividade de políticas de/para/com a(s) juventude(s), assim como a questionar a visão “romatizada” e, ao mesmo tempo, pejorativa, da relação entre juventude e política.

 

Roda de conversa: Na tentativa de proporcionar uma maior aproximação entre o espaço acadêmico (pós-graduação e graduação) e a comunidade, a proposta do GT Juventudes é realizar uma roda de conversa para debater o tema “Juventudes em tempos de pandemia e o universo digital”, por ser uma temática atual e que proporciona um olhar reflexivo sobre a juventude nesse contexto social de pandemia do coronavírus (covid-19). A pretensão dessa roda de conversa, portanto, é concluir o ciclo de debates teóricos com uma troca de experiência a partir das práticas dos jovens durante esse contexto de precarização social, ineficácia de políticas públicas e protagonismo social da juventude.

 

 

BIBLIOGRAFIA

·         Sessão 1 – Tema: “Práticas e representações juvenis”  (25/08/2020)

 

 

CLARKE, John. Estilo. In: HALL, Stuart; Jefferson , Tony (Eds.). Rituales de resistencia: subcultruas juveniles en la Gran Bretaña de postguerra. Primeira edición de Traficantes de Sueños. Traducción: A. Nicolás Miranda; Rodrigo O. Ottonello; Fernando Palazzolo. Madrid: Gráfica Lizara, 2014. pp. 271-291. 

 

MARCON, F. Agências Estetizadas, Geração Digital, Ativismos e Protestos no Brasil. In: PONTO URBE, v. 23, p. 1-19, 2018. 

 

 

·         Sessão 2 – Tema: “Geração nas teorias sobre juventudes” (29/09/2020)

 

MANNHEIM, Karl. O problema da juventude na sociedade moderna. In: Org. BRITO de, Sulamita. Sociologia da juventude, 1: da Europa de Marx à América Latina de hoje. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.  

 

FEIXA, Carles e LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. In: Revista Sociedade e Estadovolume 25, número 2 Maio / Agosto, 2010.  



·         Sessão 3 – Tema: “Juventudes e precariedades” (27/10/2020)

 

MARCON, F. Juventudes, precariedades e estetização: mobilidades, formas de trabalho e estilos de vida. In: MARCON, F.; NORONHA, D. P. D. Juventudes & Movimentos. Aracaju: Criação, 2018. p. 335-353

STRECKER, T.; BALLESTÉ, E.; FEIXA, C. El juvenicídio moral en España: antecedentes del concepto causas y efectos. In: CABASÉS, M. À.; PARDELL, A.; FEIXA, C. Jóvenes, trabajo y futuro. Valencia: Tirant Lo Blanch, 2018. p. 430-460.

 

 

·         Sessão 4 – Tema: “Juventudes e Políticas” (24/11/2020)

 

GROPPO, L. A. Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude. Desidades: Revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude, Rio de Janeiro, N. 14. ano 5. Mar. 2017. Disponivel em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/9574>. Acesso em: 15 Jun 2018.

AUGUSTO, Nuno Miguel. A juventude e a(s) política(s): Desinstitucionalização e individualização. Revista Crítica de Ciências Sociais, 81, 2012, Disponível em: <http://journals.openedition.org/rccs/658>.

 

 

Roda de conversa

·         Em novembro (data a confirmar) – realização de uma roda de conversa sobre o tema “Juventudes em tempos de pandemia e o universo digital”.

 


Nenhum comentário: